Os canabinoides são compostos químicos encontrados na planta de Cannabis que interagem tanto com receptores canabinoides quanto com outros receptores no corpo humano. Essa interação ajuda a manter o equilíbrio e a homeostase do organismo, influenciando uma variedade de processos biológicos.
Os canabinoides mais estudados são o THC (tetrahidrocanabinol) e o CBD (canabidiol). Veja abaixo as propriedades farmacológicas mais evidenciadas destas moléculas:
Os canabinoides são moléculas presentes na planta Cannabis e é através do sistema endocanabinoide que estas moléculas são capazes de interagir com o corpo humano.
A descoberta do sistema endocanabinoide é relativamente recente. Na década de 1960, o químico israelense Raphael Mechoulam e sua equipe isolaram o THC. Nos anos seguintes, pesquisas sobre como este canabinoide atuava corpo humano revelaram a existência dos receptores canabinoides presentes no organismo.
Em 1992, cientistas descobriram a anandamida, o primeiro endocanabinoide, em homenagem ao termo sânscrito “ananda”, que significa “felicidade”. Essa descoberta levou à compreensão de que o corpo humano produz compostos semelhantes aos canabinoides da planta de Cannabis, daí o termo “endocanabinoide” (endo- significa “dentro” ou “interno”).
Chevaleyre V, Takahashi KA, Castillo PE. Endocannabinoid-mediated synaptic plasticity in the CNS. Annu Rev Neurosci. 2006.
Russo, Ethan B. Taming THC: potential cannabis synergy and phytocannabinoid-terpenoid entourage e_ects. British journal of pharmacology. 2011.